Ticker

6/recent/ticker-posts

VÍDEO: O que é Iluminismo? | José A. Fernandes






A sociedade europeia (e a Humanidade, por influência) passou por mudanças profundas desde o fim da Idade Média, tanto na religião, como na política e na sociedade. Num primeiro momento tivemos o Renascimento, das cidades, do comércio e das artes. Tivemos a Reforma Protestante, a resposta católica com a Contrarreforma e seus ramos (especialmente com as missões de catequização do Novo Mundo e com a Inquisição). Mas, um dos momentos chaves, sem dúvida é o Iluminismo, que trouxe a ideia de liberdade (política, religiosa e social) e de que a Humanidade seria liberta através do conhecimento racional, se pondo contra o Absolutismo e a influência da Igreja.

Esses são os assuntos desse vídeo, onde procuramos explicar o que foi o ILUMINISMO, como ele influenciou as sociedades nos séculos seguintes, as revoluções que ocorreram, as mudanças que vieram. Mostra também, de forma rápida, que ele vem sendo criticado, especialmente a partir do século XX, mas que segue presente e vivo nos debates e nas sociedades ao redor do mundo, especialmente as ocidentais!.


Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir

Nova edição!
livro o grande medo de 1789
 Georges Lefebvre 
Clique aqui!

Ao comprar o livro pelo link acima, você nos ajuda a manter nossos projetos. Outra forma de fazer isso, é por meio de alguma opção abaixo!

:: Nosso Pix: jose_jaf@hotmail.com
:: Ou se quiser, FAÇA UMA DOAÇÃO via Paypal: http://bit.ly/DoarJoseAF

* originalmente postado em 22/fev./2020

Compartilhe:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...