Ticker

6/recent/ticker-posts

ATIVIDADE AVALIATIVA em duas partes: resumo de vídeo + exposição oral (com modelos)



Essa atividade avaliativa é dividida em duas partes que se somam, buscando instigar o aluno a desenvolver seu conhecimento dos assuntos de diferentes formas e expô-lo tanto em forma textual como oral. Os temas usados foram "Ditadura Militar" e "Segundo Reinado". 

Buscando dinamizar as aulas e, no caso, o processo avaliativo, elaborei essa atividade com meus alunos (de 8ºs e 9ºs anos). A ideia era que eles conseguissem expor o que entenderam em dois formatos, como já disse, seja através da elaboração de um breve resumo, como também por meio de exposição oral individual.


Passos da atividade:

Para a parte do resumo, disponibilizei um bilhete impresso com 3 vídeos, dos quais eles escolheriam apenas um para escrever a respeito. Nesse ponto, é muito importante que os vídeos sejam conhecidos do professor, a fim de que o processo de avaliação do que os alunos escrevem seja mais produtivo, já que é possível saber se eles entenderam o que assistiram e se compreenderam o conteúdo. No meu caso, escolhi vídeos do meu canal (ver exemplos abaixo), mas você pode escolher de qualquer canal que ache interessante. O resumo que pedi aos meus alunos deveria ter no máximo uma lauda (face da folha) de caderno universitário ou folha almaço.

Essa primeira parte valia 5,0, que se somaram com a parte seguinte da avaliação.

Para essa segunda parte, uma exposição oral, os alunos podem assistir os demais vídeos indicados, além de fazer pesquisas próprias, realizar as atividades em sala de aula e ler o livro didático da escola. Para sua realização é interessante o professor elaborar ao menos 5 perguntas, das quais pode usar todas na avaliação ou apenas 3, por exemplo. Se usar menos atividades do que as elaboradas, o professor pode alterná-las a cada aluno que avaliar - assim evita que eles repassem as perguntas para o colega e, pior, as respostas. 

Essa parte da avaliação também vale 5,0 pontos.


Perguntas possíveis:


Segundo Reinado

  1. O que foi o Segundo Reinado?
  2. O que foi a Guerra do Paraguai?
  3. Como e quando terminou a escravidão no Brasil?
  4. Como funcionava a economia no Segundo Reinado?
  5. O que levou ao fim do Império e a proclamação da República?


Ditadura Militar

  1. Como foi o golpe que instalou a ditadura no Brasil?
  2. Houve apoio da sociedade civil aos militares? explique
  3. O que foi o AI-5?
  4. O que foi o chamado "milagre econômico"?
  5. Como e quando a ditadura acabou?


No meu caso trabalhei com dois temas Ditadura Militar (9ºs anos) e Segundo Reinado (8ºs anos). Para facilitar o acesso dos vídeos, criei QRCodes, montei um bilhete e entreguei para cada aluno. Os modelos com os links são esses abaixo:





Nostalgia Imperial
Ricardo Salles
Clique aqui!

Ao comprar o livro pelo link acima, você nos ajuda a manter nossos projetos. Outra forma de fazer isso, é por meio de alguma opção abaixo!

:: Nosso Pix: jose_jaf@hotmail.com
:: Ou se quiser, FAÇA UMA DOAÇÃO via Paypal: http://bit.ly/DoarJoseAF

Assista ao nosso vídeo sobre Economia no Segundo Reinado!

Se estiver recebendo no e-mail e não conseguir ver o vídeo, clique aqui.

Compartilhe essa postagem!

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...