Ticker

6/recent/ticker-posts

6 MITOS sobre a PÓS-GRADUAÇÃO

 


Esse texto é pra você que quer fazer ou mesmo pra quem já está dentro e se sente inseguro sobre o processo de pesquisa. 


Separei 6 coisas que as pessoas pensam ser verdades, mas que são mitos, que só pioram a ansiedade dos pesquisadores.

Eu vou revolucionar o mundo

Isso acontece muito em Ciências Humanas, especialmente entre aqueles que não têm muita experiência. Mesmo pessoas com alguma experiência entram na pós-graduação achando que vão "mudar o mundo" com sua pesquisa. 

Claro que você precisa ver um sentido no que faz e acreditar que sua pesquisa contribuirá para algo. Pode ser para entender melhor um povo indígena; pra desmistificar algum fato que gera atrito em alguma sociedade; ou mesmo para ajudar a esclarecer situações que alimentam desigualdades sociais.

Mas, pensar que é sua obrigação fazer algo tão grande que mudará a sociedade inteira profundamente pode ser bastante estressante. Você se cobrará demais e nunca estará feliz com o resultado.

Então, pense: contribuir sim, tentar carregar peso maior que sua capacidade, não.

Preciso ser original

Tá aí uma coisa que muita gente tem medo quando pensa em fazer pós-graduação. Muitos acreditam que toda pesquisa precisa ser original. A gente tem que pensar de acordo com o estágio aqui: mestrado ou doutorado. 

No mestrado, ser original não é exatamente o objetivo; já ouvi muitos professores dizendo (inclusive meu orientador) que nessa fase o que precisamos é conhecer bem a literatura na nossa área de estudo e também aproveitar o processo para se tornar um pesquisador e professor melhor. 

Já no doutorado, sim, se espera que o pesquisador ofereça algo original. Sua tese precisa trazer algo novo. Mas, mesmo aqui, a questão da originalidade não é absoluta, já que sua pesquisa (ou de qualquer outra pessoa) jamais vai partir do nada.

Minha dissertação/tese precisam ser grandes, para impressionar

Como o subtitulo aí acima, muita gente pensa que precisa escrever "horrores" para ser respeitado e se fazer entender. Eu mesmo, por experiência própria, fiz uma tese de doutorado com 361 páginas - no mestrado foi menos que isso. No passado isso até fazia sentido, se pensava em "construir o trabalho da vida".

Mas, isso já não é mais necessário. Às vezes é o contrário: escrever demais pode mostrar alguma falta de objetividade. Em outros casos é simples preciosismo mesmo, querer mostrar que é capaz, ou algo do tipo. Acontece que se quisermos ser lidos, escrever demais pode assustar e inibir possíveis leitores.

O que quero dizer é que você consegue fazer uma dissertação ou tese ótima sem ter que escrever demais. É até melhor para que você mostre que conseguiu manter o foco e atingiu o objetivo proposto no seu projeto de pesquisa

Preciso ler tudo e todos

Isso está muito relacionado aos pontos anteriores, porque na cabeça de não poucos pesquisadores, para eu saber o que falar preciso ler tudo que eu encontrar. Fazemos pilhas de textos; enchemos nossos Kindles e HDs do computador com documentos e ebooks; gastamos horrores com livros que "temos que ler" ou que achamos que temos que ler.

Mas, nesse caso, só com o desenrolar da pesquisa vamos perceber que muita coisa não teremos tempo de ler. Algumas só leremos anos depois. Por exemplo, quando fazemos contextualização e discussão teórica, ler autores e fontes primárias diretamente é ótimo - mas nem sempre viável. Às vezes precisamos ou podemos (sem prejuízo) recorrer aos "apuds" da vida. Tomar um autor que discuta historiografia, por exemplo, e extrair dele pontos e informações que serão suficientes para a compreensão geral do seu texto.

O que muda - sem dúvida - quando se trata do grosso da pesquisa. Nesse caso, quanto mais lermos e relermos, mais conseguiremos nos aprofundar e oferecer um melhor texto final (dissertação ou tese). Mas, ainda assim, nunca conseguiremos dar conta de tudo que imaginamos no início - o que não quer dizer que possamos usar isso como desculpa, também.

Leia o que puder, seja responsável, conclua seu texto final, e tá tudo bem!

Preciso fazer tudo que o orientador manda

Por último, mas ainda importante, há um mito de que os orientandos são apenas extensões de seus orientadores. Claro que precisaremos deles e mesmo seguiremos muito do que nos proporem; claro que existe também orientadores que mais parecem ditadores. Mas, o texto final, com toda orientação dada, ainda será seu.

O trabalho pesado será em grande parte seu. As leituras, releituras, escritas e a maioria das revisões... O que pode mudar, nesse caso, por exemplo, é a qualidade do seu orientador, que pode ser participativo e amigável ou pode ser distante e frio.

Ainda assim, o texto final terá a sua assinatura.

E aí, esse post te ajudou em alguma coisa? Você tem algum mito a acrescentar? Manda nos comentários!

Calma, ainda não acabou! Aproveito para indicar esse livro abaixo.

Clique aqui!

Você pode adquirir a versão impressa do livro acima ou, se preferir, pode ter acesso à esse e tantos outros por meio de um Kindle. Como esse da foto abaixo. Aliás, nos tempos em que vivemos, todo pesquisador deveria ter um Kindle ou outro dispositivo de leitura digital! Então clique aqui para saber mais!
kindle a prova dagua
kindle a prova dagua

Caso você ainda não saiba, esse blog é conectado ao meu canal. Por isso já recomendo um vídeo muito importante, que fala sobre Racismo!

Se estiver recebendo no e-mail e não conseguir ver o vídeo, clique aqui.

Compartilhe essa postagem!

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...